O projeto da professora MARIELLE PRÜESS, da disciplina de ARTE, pretende tornar compreensível aos alunos do Pré II (parcial e integral), a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica TARSILA DO AMARAL, bem como despertar e desenvolver o interesse pela ARTE. As crianças foram desafiadas a interpretar as obras de arte, observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderiam criar, representar e construir seus conceitos.

Abaporu - Tarsila do Amaral, presenteou o então marido Oswald de Andrade, como presente de aniversário a tela Abaporu (aba = homem; poru = que come).
Tarsila valorizou o trabalho braçal (corpo grande) e desvalorizou o trabalho mental (cabeça pequena) na obra, pois era o trabalho braçal que tinha maior impacto na época.
Além de apresentar alguns traços surrealistas e evidenciar a preocupação de Tarsila com a estilização do desenho, a obra traz fortes características brasileiras, como as cores da bandeira nacional (verde, amarelo e azul). O pé grande da figura representa a intensa ligação do homem com a terra.
Obra: Operários - Tarsila do Amaral - 1933 - A pintora Tarsila do Amaral expressa o mundo do trabalho: um grande número de rostos colocados lado a lado, todos sérios; nenhum sorriso, pois a preocupação não deixa lugar para a alegria. São pessoas que nos olham fixamente como a nos lembrar que é duro o trabalho nas fábricas, presentes na obra sob a forma de um prédio austero e chaminés cinzentas. A obra é um raro exemplo da etnia brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário