Projetos




1. PROJETO: Trânsito Legal


2. PERÍODO
No decorrer do ano

3. PROBLEMATIZAÇÃO:
      Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?

4. JUSTIFICATIVA
    Este projeto foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a necessidade desta instituição de Educação Infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem a criança adquirir o respeito pelas regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e à coletiva.
Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
  Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).
  Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
  É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.

5. OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL

  • Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa;
  • Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas;
  • Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas;
  • Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
  • Conhecer sinais e regras de trânsito;
  • Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
  • Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
  •  Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
  • Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
  •  Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
  •  Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
  • Conhecer a importância do uso do sinto de segurança e da cadeirinha;
  •  Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
  •  Desenvolver a atenção e a percepção;
  • Identificar a importância de andar sempre pela calçada e do lado de dentro da mesma; olhar para os dois lados antes de atravessar a rua; atravessar sempre na faixa de segurança, ou na falta desta, utilizar passarela, ou em último caso, no meio do quarteirão; e deixar que um adulto segure-o pelo punho para sua maior segurança;
  • Conhecer locais de risco para brincadeiras;
  • Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
  • Ler simbolicamente;

6. ESTRATÉGIAS:
  • Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
  • Confecção de murais e desenho livre sobre percurso escola/casa; 
  •  Passeios ao redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas), placas e semáforos;
  •  Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
  • Poesias, músicas, desenhos, confecção de placas, jogos, maquetes, circuito de carrinhos pequenos;
  • Discussão sobre a importância das regras de trânsito;
  • Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
  • Orientações sobre o espaço urbano; 
  • Trabalho com massa de modelar: confecções de carros, animais, veículos e placas;
  • Confecções de placas de sinais de trânsito;
  • Dramatizar o uso do cinto e cadeirinha;
  • Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
  • Conhecer alguns meios de transportes e as diferenças dos mesmos;
  • Confecção dos Meios de Transporte usando materiais recicláveis;
  •  Desenho dos meios de transporte;
  • Ensinar os alunos a atravessarem a rua corretamente;
  • Solicitar que levem a bicicleta, ou triciclo e montar transitolândia;
  • Apresentar textos informativos e ilustrativos sobre o tema Trânsito. Vídeo Minuto animado You tube;
  • Trabalhar letras da palavra Trânsito;
  • Ouvir histórias (Fom-Fom/ As Caixas que Andam/ Era Uma Vez Uma Bicicleta/ O Trânsito no Mundinho, entre outras;
  • Trabalhar noções de espaço perto, longe, grande, pequeno, aqui, ali, etc.;
  • Fazer uso das medidas de tempo (ontem, hoje, amanhã, antes, depois);
  • Fazer gráficos da turma (quantos tem triciclo, quantos tem bicicleta, quantos os pais tem carro, quantos tem moto). Fazer também tabela no Word;
  • Classificar figuras geométricas existentes nas placas de sinalização;

7. CONTEÚDOS
      Sinalização
      Cuidados no trânsito

8. AVALIAÇÃO
   O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação da professora. Espera-se que ao final desse projeto, os nossos alunos entendam que existem leis, regras e normas no trânsito e que é preciso conhecê-las e respeitá-las para que possamos viver melhor, preservando também a nossa vida e a do outro, convivendo todos num mundo mais solidário e que tenha paz no trânsito e em todos os âmbitos da sociedade que estamos inseridos.






1 – PROJETO ECONSCIÊNCIA

2 – PERÍODO

No decorrer do ano

3 - RESUMO

Este projeto está estruturado para atender os alunos da Educação Infantil. Todas as áreas do conhecimento estarão integradas, procurando desenvolver a Educação Ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano como parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive. Sendo a Educação Ambiental um processo longo e contínuo de aprendizagem, de uma filosofia de trabalho participativo, procuraremos envolver a família, a escola e a comunidade. Na Educação Infantil é essencial que este estudo venha de acordo com a realidade das crianças, por meio de pesquisas, experiências práticas, passeios de estudo e vivências do cotidiano, é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas.

4 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde os temas reciclagem e meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem a natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. Bem como, ampliar experiências e conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável para a melhoria da qualidade de vida. A educação para uma vida saudável e sustentável deve começar já na pré-escola?

5 – JUSTIFICATIVA

Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração saudável e consciente em relação ao seu papel como cidadão. Pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação e alimentação saudável. Assim por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões sobre esses temas, o projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade, desenvolver nos alunos consciência de preservação do meio ambiente e hábitos saudáveis em que os beneficiários serão os alunos e suas famílias, pois eles ao adquirirem esse conhecimento, transmitem-no em seu núcleo familiar. Nossa proposta é que a aprendizagem seja estimulante e significativa, transformadora de valores e atitudes através da construção de novos hábitos e conhecimentos.


6 - OBJETIVOS

6.1 - OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver a conscientização da importância dos cuidados com o meio ambiente e com a qualidade de vida. 


6.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Despertar sentimentos de interesse e motivação pelo meio ambiente, para tomar parte na tarefa de conservação e melhorá-lo através de ações concretas;
  • Conhecer diferente espécies de plantas, cuidando-as diariamente;
  • Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum; 
  • Conscientizar sobre o uso adequado e renovação de certas matérias primas: Reciclagem;
  • Arrecadar latinhas e lacres de alumínio, visando o cuidado com o meio ambiente, arrecadar verba para compra de brinquedos, além de colaborar com um projeto de cunho social e assistencial, que troca 80 pets com lacres, por uma cadeira de rodas.
  • Relacionar a qualidade ambiental com a qualidade de vida;
  • Integrar família e escola em ações visando cuidados com o meio ambiente e alimentação saudável;
  • Desenvolver nos alunos hábitos de alimentação saudável. 


7 – METAS

  • Mobilizar para sustentabilidade;
  • Conhecer plantas medicinais e ornamentais;
  • Estimular a alimentação saudável.
  • Reciclar  latinhas de alumínio.


8 – METODOLOGIA

Serão utilizados diversos meios educativos métodos e técnicas de ensino para transmitir e receber conhecimentos sobre o ambiente, enfatizando de modo adequado às atividades práticas e as experiências pessoais, fazendo uso da imaginação e da criatividade, respeitando a capacidade cognitiva dos alunos e fazendo com que prevaleça um clima de harmonia, interesse, comprometimento, motivação e alegria, visando os objetivos a serem alcançados.
Realização de ações concretas: aulas de campo, experiências práticas, vivências, exposições, aulas de estudo, vídeos, atividades lúdicas, entre outros.
Na alimentação, oferecer um tipo de alimento por vez, algum alimento orgânico da época para degustação.
Cultivar plantas ornamentais em vasos de material reutilizável e jardim, com a participação das crianças, proporcionando o contato com a terra e água. Cuidar e regar sempre com a participação das crianças.
Atividades para exposição com pinturas, desenhos, recortes e colagens.
Realizar pequenos passeios, brincadeiras e piqueniques, no ambiente externo do PEM (horta, gramado, parque, jardim), deixando que as crianças tenham contato com os elementos da natureza existentes.
Arrecadar latinhas e lacres de alumínio diariamente, envolvendo pais e alunos.

10. PRODUTO FINAL 


Apresentação artística das turmas do Pré I, para os alunos da unidade e no Centro Cultural.

Um comentário:

  1. excelente abordagem, também fazemos assim em nosso colegio zona norte sp parabéns pelo lindo blog que idealizaram, amei

    ResponderExcluir